domingo, 11 de novembro de 2007

Tarte de Maçã

A pedido de várias famílias, em particular, da minha querida São, cá vai a tradução...:)

Ingredientes:

6 maçãs pequenas ou 4 grandes
225 g. farinha
110 g. manteiga
85 g. de açúcar
sal, água e canela q.b.
1 ovo

Preparação:

Recheio:
Lavar, descascar e cortar as maçãs em pequenos cubos (ou então ralá-la).
De seguida, colocar num tachinho o açúcar, 2c.sopa de água , as maçãs e 3/4 c. chá de canela (estas quantidades podem variar conforme se goste mais ou menos doce e mais ou menos de canela).
Deixar cozinhar lentamente até a maçã ficar bem macia. Depois de cozida, deixar arrefecer para usar depois.

Massa:
Esfarelar com os dedos os 225g de farinha e os 110g de manteiga. Adicionar uma pitada de sal e 25g de açúcar. Continuar a esfarelar até a massa ficar com grumos pequenos.
Numa superfície lisa, deitar o preparado e fazer um buraco a meio, onde se põe 2 colheres de sopa de água (ou 30 ml). Misturar com cuidado a água no preparado até formar uma pasta. Pode ser necessário adicionar mais farinha.
Amassar bem até que a a massa não esteja nem muito mole, nem muito dura. Formar uma bola, envolver em película aderente e deixar repousar no frigorífico cerca de 1 hora. (Esta massa aguenta no frigorífico cerca de 3 dias).

Montagem:
Com a ajuda de um rolo da massa, estender cerca de 2/3 da massa preparada para que fique com a espessura de mais ou menos 0,5 cm. Forrar uma forma de tarde com a massa, não esquecendo de furar um pouco o fundo com um garfo.
Colocar o recheio e espalhar bem.( Para os mais gulosos: pode adicionar-se um pouco mais de açúcar agora por cima do recheio.)
Com um pouco de água ou com clara de ovo, pincelar o rebordo de massa e tapar com a massa restante(depois de estendida com o rolo). Unir bem as extremidades e cortar o excesso de massa.
Com a gema de ovo, pincelar o topo da tarte e com uma faca, dar pequenos golpes para que a tarte respire ao cozer.
Polvilhar com açúcar e levar a forno pré-aquecido a 230º durante 10 minutos. Baixar a temperatura para os 190º e deixar mais 20 minutos ou até que fique dourada.

Esta receita encontra-se em: Apple Pies step-by-step


Eu simplifiquei um pouco a coisa... substituí a massa por massa folhada e não coloquei mais açúcar.
Cá está o resultado:


1 comentário:

Maria Sao disse...

Já fiz....iscupa nao ter dito logo...ficou uma delicia...nao dá tanto trabalho como parece....obrigaderrima pela traduçao...és um amor