quarta-feira, 7 de novembro de 2007

Bacalhau com molho de tomate


Hoje, fui elegantemente surpreendida pelo meu marido quando cheguei a casa após um árduo dia de trabalho.Mal abri a porta, entrou nas minhas narinas umas memórias já há muito esquecidas da casa dos meus pais....Hummm, pensei eu, hoje há festa....Festa, festa, nao foi, um regalo para olhos e boca, isso sim...O meu queridão, decidiu experimentar pela 1ª vez esta receita de um livro de receitas do Pingo Doce , claro que teve de acrescentar o toque dele, como sempre faz ...neste caso, forrou o fundo da travessa com fatias de pão torrado ....ficaram optimas porque nao absorveram na integra o molho mas ficaram com um saborzinho delicioso. Passo então a transcrever na integra a receita, sem as inovações...quem quiser, experimente e depois digam alguma coisa


Receita para 6 pessoas

800 g de bacalhau
800 g de batatas
400 g de tomate pelado
1 cebola
1,5 dl de azeite
1 colher e meia (sopa) de manteiga
1 ramo de salsa
sal e pimenta


Cozeu o bacalhau, retirou a pele e as espinhas e desfez-lo em lascas bem grossas.À parte, cozeu as batatas em rodelas tambem bem grossas.
Levou ao lume o azeite numa frigideira e quando estava bem quente juntou o bacalhau e as batatas durante 10 m +-, até lourarem um bocadito. Lembro que o azeite para este tipo de pratos convém ser o que tem maior acidez para apurar melhor o gosto.
Numa caçarola com um pouco de agua, a cobrir só os ingredientes, cozeu o tomate pelado, a cebola ás rodelas e a salsa . Depois de 15 m a 20 m, até estar cozinhado, passou pela varinha magica, retirando primeiro a salsa. Juntou a manteiga , o sal e a pimenta e levou novamente ao lume até ferver durante uns 10 m.
Entretanto, já tinha posto o bacalhau e as batatas numa terrina de ir ao forno e por cima regou com o molho de tomate.Levou ao forno apenas alguns minutos e .....ficou optimo, ou eu estava com muita fome

1 comentário:

Sónia A. disse...

Amiga, podes ter a certeza que vou provar este bacalhau, que se devia chamar, com toda a justiça, "Bacalhau á Toné"!