segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Torta fria de atum da Sol



A nossa família tradicionalmente se reune para a Ceia do Natal e comemoramos, além de comer muito, fazendo um amigo secreto; A dinâmica foi a seguinte: Quem advinhasse o amigo do outro, ganhava uma fatia da torta! Advinhem! A torta fez o maior sucesso! Esta receita aprendi com minha mãe e é uma adaptação da receita da minha amiga Glauce quem tem um bloginho delicioso. A foto, apesar de não muito boa, foi tirada pelo telemovel. Espero que vocês gostem.

Ingredientes:
1 frasco de maionese 200g
2 lts de atum em oléo
1 pacote de creme de leite 200g
1/2 cx de extrato de tomate 100g
1 colher de sopa de margarina
Azeitonas, passas, maçã, temperos picados a gosto
Cenoura ralada
1 pct de batata palha 100g
1 pct pão de forma sem a codea

Modo de Preparação:
Em uma panela, refogue por 3 minutos o atum com uma colher de sopa de margarina e os temperos picados. Acrescente o extrato de tomate e deixe no lume por mais 2 minutos. Deixe esfriar e reserve.
Em um refratário pequeno, misture, o atum refogado, as azeitonas, as passas e a maçã picadas; a cenoura ralada, 1/2 colher de maionese e 1/2 caixa de creme de leite. Envolva todos os ingredientes até formar um recheio claro e homogêneo. Em uma forma,  coloque uma camada de pão, recheio, pão, recheio, e assim por diante. Ultima camada deve ser de pão. Misture o restante da maionese e do creme de leite e cubra a torta por cima e pelos lados. Aplique sobre a torta a batata palha e nas laterias formando um ‘rebouco’. Ao redor da torta forre a forma com a maionese, formando uma caminha para a torta. Decore com coentros e rosetas de tomate. Levar ao frigorifico por uma hora ou até que fique bem firme.

Receita e foto da autoria de Sol Oliveira

3 comentários:

Receitas de Sedução disse...

deve ser muito boa! adoro atum!

Beijinhos;

Aurea Sá

Silvia disse...

Uma rica refeição,uma delicia!
Bjs

Sol Oliveira disse...

É realmente uma delícia! Você não consegue parar de comer!! Obrigada por publicar meninas