segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Sandes enroladas

Na última festinha de aniversário do meu filhote cá em casa fiz umas sandes enroladas que foram um grande sucesso. Em vez de fazer as habituais sandes de pão de forma lembrei-me de fazer de como já tinha visto em algumas fotos na net pois sempre apresentava as sandes de maneira diferente da habitual, além de ficar muito mais bonito na mesa. E acertei em cheio, as pessoas adoraram e praticamente não sobraram.
Aqui fica o modo como são feitas.

Cortar o pão de forma no sentido do comprimento do mesmo.
Para o pão ficar um pouco mais rijinho pode-se colocar previamente o pão por um bocado no congelador e depois cortar c/ a faca eléctrica ou com  a faca de serrilha. 
Barrar uma fatia grande com manteiga e colocar as fatias de fiambre a cobrir toda a fatia.
Depois enrola-se como uma torta e embrulha-se em papel de aluminio e coloca-se no frigorifico umas horas (pode fazer estas sandes de véspera).
Na altura de colocar na mesa, retirar o papel de aluminio e cortar às fatias, ficando como se fosse uma torta, mas de pão.

Pode-se fazer com o recheio que se quiser: manteiga e queijo, mistas,  patés diversos, doces...  se se for fazer de fiambre, presunto, chouriço, etc não esquecer de barrar antes com manteiga pois a humidade da manteiga vai ajudar a que o pão de forma não fiquei demasiado seco e não se parta ao enrolar a torta.

Eu fiz com fiambre, queijo, mistas e com chourição. Ficaram com um efeito muito bonito sempre é uma forma mais original de apresentar sanduiches.

6 comentários:

Luisa Alexandra disse...

Mas que efeito tão giro!

M. disse...

Muito original! Adorei a ideia! :)
Para festas de aniversário (ou qualquer outro tipo) é o ideal. Têm um efeito muito engraçado!
Um beijinho, M.

Artesanices da Ana disse...

Excelente ideia, obrigado pela partilha.

São Ribeiro disse...

Gostei da ideia ,ficam muito giras.
Boa semana
bjs

Anabela Salema disse...

Que ideia tão gira !!!
Gostei !!!
Beijinhos.
Anabela Salema

Xana Bértolo disse...

Que bela ideia esta :).. Abriu-me o apetite logo de manhã!!!