terça-feira, 15 de novembro de 2011

Arroz de tamboril

Um arrozinho de peixe sabe sempre bem e esta semana fiz um arroz de tamboril, em que juntei também umas tranches de pescada que tinha no congelador.

Cá fica o meu arroz de tamboril/peixe:

Ingredientes
500grs de tamboril (utilizei uma embalagem de cubos de tamboril)
4 tranches de pescada
1 cebolas médias
1 dentes de alho
2 tomates (se não tiver à mão, usar polpa de tomate)
1 folha de louro
1 cálice de vinho branco
pimenta, sal
coentros
azeite




Preparação:
Cozi o tamboril  e as tranches de pescada em água e sal. Depois de cozido, reservar. Reservar tb a água da cozedura. Se o peixe for fresco deverá ser limpo de peles e espinhas.

 Fazer um refogado com a cebola, alho e azeite. Quando a cebola estiver molinha acrescentar os tomates (sem pele nem sementes) partidos aos bocadinhos, o vinho branco e uma pitada de pimenta, tapar e deixar apurar mexendo de vez em quando. Está á a maneira como costumo fazer mas neste dia não tinha tomates para aproveitar (só para salada) e deitei polpa de tomate. Quando o refogado estiver apurado passa-se tudo com a varinha mágica.

Junta-se ao preparado anterior a água da cozedura dopeixe na quantidade que se ache suficiente para cozer a quantidade de arroz pretendida, de forma a que fique com algum caldo. Levar ao lume e, quando estiver a ferver, acrescentar o arroz. Rectificar o sal e deixa-se cozinhar. A meio da cozedura do arroz, acrescenta-se o peixe e se necessário, mais um pouco da água de cozedura do peixe. Por fim apaga-se o lume, ainda com o arrozum pouco encruado, e acrescenta-se coentros picados. Tapa-se o tacho e deixa-se apurar uns minutos antes de começar a servir.

 

E aqui fica o arrozinho. Aqui na foto já não tem muito caldo (tinha bastante) porque só me lembrei de tirar as fotos já depois de termos comido... de modo que estava já mais sequinho. Fica mesmo muito bom, muito gostoso.


2 comentários:

claudia disse...

hummm que bom aspecto esse arrozinho
Beijinhos
Cláudia

Pequena Emigrante disse...

Experimentei hoje fazer arroz de tamboril, de acordo com a sua receita e todos adoraram! Ficou mesmo muito bom. Obrigado pela partilha.