terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Lombo de porco recheado com ameixas

Esta receita foi-nos fornecida pela Sónia G., que fez este lombo recheado por altura destas festas. Aqui fica a receita deste lombo recheado, cuja foto até nos dá água na boca.

Ingredientes:
1 lombo de porco com aprox. 1,200kg
200g de ameixas secas, sem caroço
1/2 ananás
1 cebola
3 dentes de alho
60g de azeite
50g de margarina
200dl de vinho branco
1 colher de chá de pimentão-doce
1 ramo de salsa
sal e pimenta qb
fio de cozinha

Preparação:
Arranje o lombo e faça-lhe um corte no sentido do comprimento mas sem separar as metades. Coloque as ameixas sobrepostas, feche o lombo e ate-o com o fio de cozinha.

Descasque e lave a cebola e os dentes de alho, corte a cebola em quartos e deite tudo para o copo do robot. Junte o ramo da salsa, o pimentão-doce e a margarina, tempere com sal e pimenta, adicione duas rodelas de ananás descascadas e cortadas em pedaços, o azeite e o vinho branco e ligue 30 segundos na velocidade 6.
Coloque o lombo num tabuleiro, regue-o com o molho e deixe-o marinar no frio de um dia para o outro, virando vez em quando.

Leve o lombo a assar no forno pré-aquecido a 180ºC durante cerca de 40 minutos, virando de vez em quando e , se necessário, regando com um pouco de água. Retire depois do forno, deite o molho do tabuleiro para o copo do robot e ligue 20 segundos na velocidade 6.
Fatie a carne, regue como molho e sirva o restante ananás cortado em meias luas. Decore a gosto e acompanhe com arroz de pinhões.

Anotações:
Apesar desta receita ser para a bimby, pode se fazer sem bimby, muito facilmente.

A cozer eu pus 50min a 180ºC e ainda não estava assado como eu gosto por isso deixei mais 30min a 220ºC, mas isso vocês depois vão vendo

Não servi com arroz de pinhões, mas sim com batatas fritas, feitas na Actrifry, e arroz branco feito na bimby, espero que gostem também.

Foto e receita de Sónia Galvão

4 comentários:

Smsn-artes e ideias disse...

obrigada pela visita:))) gostei muito do blog!!

smsn.artes

Tati - Panelaterapia disse...

Obrigada pela visita e pelo comentário! Já incluí o "culinarices" em minha lista de blogs para acompanhar as atualizações!

Bjs

ameixa seca disse...

Já fiz uma receita parecida e adoro as ameixas secas pelo meio do lombo. Fica muito bom :)

ELIANA-Coisas Boas da Vida disse...

Actifry Queria uma dessas me parece muito boa!
o lombo me parece ótimo!
bjim!