sábado, 3 de dezembro de 2011

Bolo de chocolate da Tia Leonor

Confesso que não sou muito dada a bolos de chocolate. E porque não ligo muito a chocolate. Parece mentira, né? Quase toda as pessoas que conheço adoram chocolate e derretem-se por um bom bolo de chocolate. O que não é o meu caso, até como mas não me puxa para fazer muitos bolos com este ingrediente. E faço-o porque tenho cá em casa outros habitantes que adoram chocolate.
Então, a pedido dos dois resolvi este fim de semana procurar uma receita que não fosse muito trabalhosa e fazer o dito bolo.

Este bolo em questão foi retirada a receita do Fórum Petiscos, daqui. A pessoa que colocou a receita chamou-lhe "O bolo de chocolate da minha tia Leonor" e por isso fica assim o nome deste bolo.



Ingredientes
8 ovos                                                                           
1 chávena de açúcar                                    
1 chávena de óleo  (pus somente meia chávena, cortei no óleo)                                      
2 chávenas de farinha                                    

1 colher de sopa de fermento                          
1 chávena de água a ferver
125 g de chocolate em pó


Calda:
1 chávena de leite
chocolate a gosto
6 colheres de açúcar


Preparação:
Numa tigela juntam-se os ovos inteiros, o açúcar, a farinha e o fermento e o chocolate. Mexer bem.
Entretanto ferve-se a água e deixa-se uns 2 minutos a arrefecer.
Deita-se a água no restante preparado e mexe-se.
Deita-se o bolo numa forma sem buraco e vai ao forno a cozer, cerca de 30 a 45 minutos.
Depois do bolo cozido deve-se deitar a calda e só desenformar quando o bolo estiver frio.


Eu não lhe fiz calda pois queria apenas um bolo para o lanche e pequeno-almoço e não precisava que ele tivesse calda.

E assim ficou. Um bolo que cresceu bastante, ficou um pouco húmido, nada seco e muito gostoso. É uma receita muito fácil de fazer pois não temos de bater claras em separado nem estar a fazer o bolo por partes, vão os ingredientes todos juntos e vai a cozer.

Bom apetite!

3 comentários:

Sissamar disse...

Este bolo tem um aspecto tão goloso! Tem um ar mesmo como eu gosto, fofo, mas húmido! Que delicia!
Beijinho

Sara disse...

Gosto de chocolate, mas a verdade é que eu nunca poderia fazer qualquer, porque eu sou muito ruim bolo padeiro, mas a coisa boa é que sempre que eu tenho um lugar para comprar, como restaurantes em santana

ana disse...

a que temperatura vai a cozer ? porque os minutos mencionou agora a temperatura não