sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Bolinhos de Amêndoa

Estes bolinhos são tradicionais nas Lapas, uma aldeia pertinho de Torres Novas, onde se fazem por todos os motivos, festas de Agosto, quermesses, festas de catequese, de escuteiros, etc e tal.

É uma terra onde há muitas amendoeiras, então esta é uma das formas deliciosas de as comer!

Ingredientes:

Amêndoa pelada doce (se houver umas poucas amargas melhor), o mesmo peso de açucar, clara de ovos até se conseguir tender bolinhas e raspa de limão pouco maduro.


Preparação:

Junta-se tudo (e pode ficar meio sequinho pois o óleo que a amêndoa liberta ao cozer dá-lhes mais humidade), fazem-se bolinhas ou rolinhos que se põem numa forma de papel e vao cozer até estarem coradinhos.

Esperar que arrefeçam se conseguirem! Lá em casa às vezes é dificil.....


Bom Apetite

7 comentários:

edinha disse...

Devem ser deliciosos
Beijinho

Claudia Lima disse...

Parece uma delícia! Ainda não conhecia.
Bjs :)

ameixa seca disse...

Devem ser uma maravilha! Pena a amêndoa ser um bocadito cara :)
Bom fim de semana!

. disse...

olá!
como é que nessa casa se consegue manter a linha???? e já agora... tens um quartinho a mais???? vou experimentar muitas receitas de certeza!
um dia destes envio-te a recita de Tecolameco (acho que é assim que se escreve), um doce conventual tipíco da terra do meu marido (Flor da Rosa, no Alto Alentejo) e do qual eu sou FÃ!!!
BEIJINHOS GORDOS!

GreyScale disse...

Que deliciosos! Adoro bolos que levam amêndoa!

Lucinda disse...

olá, o meu nome é lucinda, su uma visitante assidua do teu blog até já experimentei a receita do bolo dos saquinhos. queria saber se me podias ajudar? é assim eu sou dos açores mais propriamente da ilha de são miguel, estive a pesquisar umas receitas aqui na net e vi umas que gostaria de experimentar mas levam um ingrediente que eu não sei o que é "pudim mandarim", podes me explicar se isto é tipo "boca doce" ou não, ou onde posso encontrar, é que nunca vi disso aqui. Aguardo a tua ajuda

jinhos e bom domingo

Joanita disse...

Estes devem ser óptimos!!

*Joanita