sábado, 17 de novembro de 2007

Tarte de maçã


Foi a primeira vez que fiz tarte de maçã e é para repetir com toda a certeza. Nunca pensei que ficasse logo tão bem na primeira vez mas ficou muito bem mesmo. Há muito tempo que tinha vontade de fazer uma tarte destas mas não sei porquê achava que teria de "treinar" mais vezes para que ficasse com este aspecto. Só tem um senão...
Ficou mais baixinha do que eu esperava mas teve de ser pois foi posta numa forma de silicone que comprei um dia destes e essa forma é bem baixinha, mais baixinha do que a outra forma de fundo removível que utilizo para tartes. Tive de deixar parte da receita de fora senão não cabia nesta forma.

Mas aqui fica a receita que retirei do site Petiscos, mas com as alterações que lhe fiz (tenho de fazer quase sempre alterações às receitas).

Ingredientes:
1,5 chávenas de leite
1,5 chávenas de açúcar
1 chávena de farinha
3 gemas
3 ovos
Maçãs (reinetas de preferência)
canela qb

Descascam-se a maior parte das maçãs e vão a cozer com um bocadinho de água. Assim que estiverem cozidas, passam-se com a varinha mágica deixando ainda bocadinhos de maçã e deixa-se esfriar um pouco.

Bate-se o açúcar com os ovos e as gemas, depois deita-se a farinha e o leite, mexendo bem. De seguida deita-se o puré das maçãs cozidas e mistura-se bem ao outro preparado.
Unta-se com um pouco de margarina uma tarteira de fundo removível (se for uma forma de silicone não é necessário), deita-se o preparado e de seguida cortam-se 3 ou 4 maçãs em fatias fininhas que se colocam em espiral por cima do creme. Depois é só deitar canela em pó por cima da espiral de maçãs e ir ao forno bem quente até as fatias de maçãs apresentarem um tom douradinho.

Bom apetite!

Sem comentários: