terça-feira, 13 de novembro de 2012

Beringelas gratinadas

Há muito tempo que andava para experimentar fazer beringelas gratinadas e desta vez aproveitei para comprar algumas quando fui ao mercado. O resultado foi um prato diferente mas apreciado cá em casa, gostámos e acho que vou repetir mas alterando para outros ingredientes.




Ingredientes:
Beringelas  de tamanho médio (cerca de 1 por pessoa)
1 tomate maduro
1/2 cebola
1 dente de alho
1 colher de sopa de azeite
100g de carne picada (vaca, porco ou aves)
sal e pimenta q.b.
1 colher de sopa de salsa picada
queijo mozarella ralado

Preparação:

Lave bem as beringelas e corte-as ao meio no sentido do comprimento. Com a ajuda de uma colher escave o interir da beringela de modo a retirar a maior parte da polpa mas sem rasgar a casca.
Pique a polpa da beringela em pequenos pedaços, assim como a cebola e o dente de alho. Pele o tomate e retire-lhe as sementes e pique-o também em pequenos pedaços.
Leve um tacho ao lume com o azeite e refogue a cebola e o alho. Junte depois a beringela, o tomate e a carne picada. Tempere de sal e pimenta e deixe cozinhar em lume brando até a carne estar macia, cerca de 10 minutos. Junte a salsa picada e envolva bem.
Recheie as beringelas com este preparado e cubra depois com o queijo ralado.

Coloque as beringelas recheadas num tabuleiro e leve a forno quente (180ºC) durante 30 a 40 minutos, até a beringela estar cozinhada e o queijo derretido.
  Sirva com uma salada, arroz ou o que quiser. Bom apetite!